Academia Europeia de Participação

Produtores criativos nas comunidades de amanhã

Uma Parceria Estratégica apoiada pelo programa ERASMUS + da Comissão Europeia. Setembro de 2015 - Agosto de 2018



A Academia Europeia de Participação (EAP - european academy of participation) reúne dez organizações de toda a Europa, do ensino superior, das artes e da cultura. Querem contribuir para uma Europa mais inclusiva, na qual as pessoas coexistam respeitando mutuamente as suas diferenças. Identificaram a prática participativa na arte e na cultura como uma ferramenta fulcral para envolver as comunidades num processo positivo de construção de um espaço cultural compartilhado.

 

A Participação!

Levanta grandes esperanças para compensar a retirada das estruturas do Estado, está na moda nos organismos de financiamento, promove a coesão social e expõe-nos a um mundo de questões éticas em torno da responsabilidade e da autoria. Abrange também a dissolução das fronteiras e as que estão entre disciplinas académicas e artísticas e entre o formulador de políticas, o artista, o curador e o público. Esta crescente fluidez traz um novo perfil prático: o produtor criativo.


A EAP quer desenvolver:

  • um conceito compartilhado de um perfil de pós-graduação para profissionais que trabalham em contextos participativos, e assim contribuir para a discussão na academia e no campo cultural e artístico. A EAP utiliza a Metodologia Tuning de Estruturas Educacionais na Europa para chegar a um documento de referência que será validado e publicado para o uso de educadores e profissionais;
  • um módulo intensivo de 2 meses, oferecido conjuntamente por universidades e organizações culturais, que capitalizam a tendência da eliminação de fronteiras entre o mundo do trabalho e o mundo académico. O módulo destina-se a estudantes de pós-graduação das ciências humanas e das artes, e profissionais como artistas, formadores, professores, curadores, etc. de organizações culturais do terceiro setor que procuram formação adicional e novas formas de aprendizagem ao longo da vida.

A ambição da EAP (European Academy of participation) é aproveitar o potencial existente no ensino superior e as mais valias, desde já conquistadas por projetos criativos e por organizações espalhadas pela Europa, que envolvem o público como agentes ativos no seu trabalho. Através deste cruzamento e partilha, estas instituições terão um maior impacto na diversificação das sociedades da Europa, capitalizando a prática participativa nas artes.